terça-feira, 29 de novembro de 2016
TGI Fridays chega a São Paulo
by Gastronoticia on 08:00:00 in Notícias | Comentários : 0
Criadora do happy hour e de muitos rituais do casual dining, a rede americana aposta no Brasil em 2017 sob o comando do Grupo Bar.
‘A sexta-feira só precisava ter uma hora a menos de trabalho para ganhar uma hora a mais de comemoração’. Esse foi o pensamento que estimulou Alan Stillman a abrir em Nova York, em 1965, o que chamava de um ‘bar de solteiros’. Era o início do TGI Fridays e do termo happy hour. À época, o americano não imaginava que estava para realizar um verdadeiro marco, criando o primeiro espaço mundial de ‘casual dining’, rodeado de muitos rituais que inspirariam milhares de pessoas nos anos e décadas seguintes.
O Fridays nasceu como um bar de energia contagiante, em que as pessoas podiam beber ótimos drinks – preparados em meio aos ‘bartenders flairs’ – enquanto comiam petiscos e ribs altamente qualificados, com atendimento literalmente diferente. Enquanto os clientes olhavam o cardápio, o garçom ajoelhava-se para manter seu olhar à altura dos demais à mesa, conhecido por aqui como ‘olho no olho’.
No inicio do ano, o grupo brasileiro, também dono do Brexó Bar e Cozinha, Gràcia Bar, Sarau SP e do novíssimo Biri Nait, abre a loja Fridays no Itaim, na Av Cidade Jardim, 56. A marca chega primeiro a São Paulo, no inicio de janeiro, em soft opening, para posteriormente ser replicada em outros pontos da capital, bem como do país. “Nosso plano é de 50 lojas em 10 anos, sendo nos três primeiros apenas três lojas para testar mercado em São Paulo.“, conta Rafael Limonta, sócio de Cláudio nesse desafio, tanto para o Grupo Bar, quanto para o próprio Fridays.
Os momentos dos parabéns cantados em alto e bom som? Sim, nasceram com a marca americana.
Ao longo do tempo, o Fridays realizou muitas outras criações, tornando-o conhecido por simbologias únicas. É o caso do prestígio aos funcionários. Da década de 60 até hoje, cada colaborador vai ganhando ao longo do tempo pins, que são diferentes tipos de broches – mais de 200 categorias - com suas devidas relevâncias e significados de reconhecimento, tendo se tornado um verdadeiro objeto colecionável e para ser exibido orgulhosamente nos uniformes. Com tudo isso, entre outros detalhes, Alan ganhou notoriedade, muitos fãs e gente querendo fazer o mesmo em suas cidades e países. Em 1985 então, abriu a primeira loja internacional, na Inglaterra, e dez anos depois, em 1995, eram 23 os países em todo o mundo que ofereciam Fridays. Hoje, são mais de 500 lojas americanas e 400 internacionais, distribuídas em 60 países. A do Brasil, em 2017, vem completar novamente esse mapa da marca.
A primeira loja TGI Fridays no Brasil terá 1.200 metros quadrados e capacidade para 380 pessoas sentadas, estreando o novo conceito que vem sendo aplicado desde 2012 mundialmente. Com arquitetura, assinatura e outros detalhes remodelados e modernizados, a rede reapresenta sua essência de bar, oferecendo alguns dos melhores e mais tradicionais steaks, ribs, petiscos e drinks do mundo para todo tipo de ocasião e comemoração, com produtos altamente qualificados. As carnes, por exemplo, no Brasil serão assinadas por István Wessell, que criou uma linha Fridays com diferentes tipos de cortes.
“O Fridays oferece uma infinidade de ocasiões de consumo, por isso, estamos nos preparando e treinando a equipe que deverá entender o objetivo daquele cliente. Se quer festa ou aproveitar seu momento em paz.”, diz Claudio Nunes, se referindo ao time que está sendo montado e será comandado por um diretor geral, seis gerentes e mais de 120 funcionários, entre equipe de bartenders, hostess, chefs, garçons. Para isso, o espaço será dividido em diferentes salões, com ambientações dedicadas a almoços executivos, happy hour, almoço em família aos fins de semana, jantar entre amigos ou mais íntimo e, claro, celebrações de aniversário. Há também quem irá preferir sentar-se sozinho ou acompanhado em torno da grande estrela da casa, o bar, considerado “o motor de tudo” e que por isso tem acima, pendurada, uma hélice - essa trazida da loja de Nova York e por onde ficou 30 anos - para simbolizar esse conceito. Assim como em todas as lojas, haverá banquetas circundando o espaço e com televisores ligados o tempo todo em canais de esporte para distrair ou comunicar - enquanto um bartender animado ou a pessoa ao lado não puxa uma conversa.
Legal né, já estou ansioso para ir conhecer.
Fonte: Grupo Bar
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
Postar um comentário